Quando se trata de decidir qual tratamento ortodôntico é apropriado para cada caso, é sempre melhor procurar a orientação de um Ortodontista.
Existem várias opções disponíveis, no entanto elas são determinadas pelas necessidades ortodônticas, a gravidade do tipo de mordida ou o quanto os dentes são tortos, e também a quantidade de tempo necessária para os arrumar.
Os tipos de sistema de aparelhos de ortodontia são os seguintes: Aparelhos móveis, Aparelhos ortodôntico fixo tradicionais ou ligado de borrachinha (metálicos ou estéticos), Aparelhos auto-ligados que não usam borrachinhas (metálicos ou estéticos), Aparelhos linguais e Alinhadores estéticos.
Dependendo dos objetivos pessoais, estilo de vida e técnica, cada sistema tem os seus prós e contras, mas vamos dar uma ideia sobre como funciona cada sistema.
Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) ou Ortopedia Facial é uma especialidade que trata de problemas de desequilíbrios ósseos, musculares e funcionais dos maxilares, por consequência dessa melhora nas bases ósseas, também auxilia no alinhamento dos dentes e ajuda nos problemas da articulação temporomandibular. Utilizamos aparelhos móveis que estimulam o crescimento correto da face.
A grande diferença da Ortodontia para a Ortopedia se dá no fato da ortodontia mexer mecanicamente com dentes e osso, utilizando aparelhos fixos ou alinhadores. Já a ortopedia trabalha diretamente no crescimento dos ossos, a partir da mudança de postura promovida por aparelhos ortopédicos móveis que estimulam o remodelamento e redirecionamento do crescimento. Por isso que a ortopedia é mais utilizada em crianças e adolescentes e a ortodontia em adolescentes e adultos. Então, quanto mais cedo for diagnosticado o crescimento alterado, falta de espaço na arcada dentária e outras alterações na criança, melhor, pois podemos aproveitar o crescimento para estimulá-lo da maneira que irá corrigir esses problemas.
O aparelho colocado em crianças que apresentam dentição decídua (dentes de leite) e/ou mista visa corrigir o posicionamento ósseo, da língua e lábios, para que cresçam corretamente e assim, quando houverem as trocas dentários, os dentes permanentes nascerão em melhores posições. Caso seja necessário, o tratamento ortodôntico acontece quando tiverem nascido quase todos dentes, o aparelho será apenas para o alinhamento dos dentes, sendo um tratamento mais simples, sem extrações, por tempo reduzido e com menos efeitos colaterais.
Aparelhos tradicionais usam ligadura metálica ou borracha (a famosa “borrachinha que aperta”). Esse tipo de ligadura mantem o fio no lugar. Além de fazerem a personalização do aparelho por poderem ser coloridas, as borrachas desempenham uma função importante no processo de movimento dentário.
O fio alimentado através do bráquete mantém cada dente e empurra ou puxa dependendo dos desejos do especialista ortodôntico. A atração de volta para o suporte de ligadura de metal tradicional é que a “borrachinha colorida” acidentalmente causa um pouco de atrito durante o processo de movimento, tornando o processo mais lento. À medida que o dente gira ou se desloca, o rebordo de borracha retarda o movimento do fio passando, causando um movimento mais lento do dente.
A maior vantagem para o bráquete autoligado é que o processo não utiliza ligadura elástica para que não haja atrito entre o deslizamento de fio através do suporte. O tempo de tratamento para um sistema auto-ligante é mais rápido devido à facilidade de movimento. Portanto, se você está procurando o sistema mais eficiente que você vai entrar e sair o mais rápido, sem preocupação com maior custo, este sistema seria o ideal.
As pessoas que têm dentes tortos são, por vezes, preocupadas com a perspectiva de ter que usar aparelhos, especialmente se eles são removíveis. Ninguém quer se sentir incomodado em sorrir e revelar dentes tortos em público. Os adultos, em particular, podem associar o uso de bráquetes com a infância, e acham que seria desagradável para eles usar aparelhos no local de trabalho ou em situações sociais. No entanto, o sistema de alinhadores invisíveis permite ao ortodontista endireitar os dentes de um paciente com um aparelho praticamente invisível. Os alinhadores movem os dentes em pequenos incrementos ao longo de um período de semanas até que alcancem o alinhamento adequado. O maior benefício do alinhador é a estética, já que ele é transparente e pode ser removível. Ortodontistas devem ser submetidos a um treinamento extenso e ser certificado antes que eles possam diagnosticar pacientes e tratá-los. Apenas um ortodontista pode determinar se o alinhador é apropriado para um paciente.
Depois que o paciente foi avaliado, suas arcadas são escaneadas e os alinhadores são calibrados de acordo com medidas que o ortodontista prescreve. O ortodontista transmite as medições ao fabricante, onde são feitas as placas alinhadoras sequenciais, dependendo das necessidades do paciente.
Invisalign ou qualquer outro tipo de alinhador estético são sistemas de tratamento ortodôntico que
promovem e o alinhamento dos seus dentes através de uma sequência de alinhadores removíveis,
praticamente invisíveis e personalizados. Eles são confeccionados a partir de uma tecnologia
computadorizada em Imagem 3D, que permite o paciente ver junto do ortodontista como será todo o
tratamento e assim determinar todos os objetivos e expectativas; as funções mastigatórias e a estética desejada. Dependendo do que é necessário, pode haver de 12 a 48 alinhadores diferentes em cada arcada.
Cada alinhador é usado por cerca de uma a duas semanas e, em seguida, o próximo alinhador na sequência é usado. Eles podem ser retirados para comer, escovar os dentes e usar fio dental.
O alinhador funciona exatamente de forma diferente do Aparelho Ortodôntico Convencional, mas segue os mesmos princípios biológicos da movimentação dentária e consegue alcançar resultados parecidos. O que muda é o conforto, pois não machuca, e a conveniência, pois permite que você possa remove-lo durante a escovação dos dentes, durante o uso do fio dental, durante a alimentação e até em ocasiões especiais como festas e reuniões, ou seja, o tratamento ortodôntico ocorre sem interferir no seu dia a dia, nem na sua vida social. Outra vantagem do sistema é a estética! Praticamente invisível!
Como todo aparelho ortodôntico, os alinhadores também têm as suas indicações e contra-indicações, que devem ser avaliados por um ortodontista experiente.
• Conforto – É uma alternativa “Estética” de tratamento ortodôntico muito confortável pois não utiliza
acessórios metálicos como “Braquetes, Fios e Bandas”.
• Conveniência – Além de ser transparente e praticamente invisível, ele é removível, permitindo grande conveniência. Assim você pode comer e beber o que quiser durante o tratamento ortodôntico, além de poder ir a festas, eventos e reuniões sem o aparelho. Melhor dizendo, sem interferir na sua vida pessoal ou profissional.
• Higiene Bucal – como ele é “Fácil de tirar” e “Fácil de colocar”. Ele permite uma excelente manutenção da higiene bucal. Uma vez que você remove o aparelho com facilidade, para realizar tranquilamente escovação e o uso do fio dental. Sem interferência de nenhum acessório ortodôntico.
• Eleva a Autoestima – Ajuda a elevar a autoestima, pois permite um tratamento ortodôntico que “Não Inibe” e “Não Constrange”. Pois como não há a necessidade de braquetes (acessórios metálicos colados aos dentes), você realiza um tratamento ortodôntico “Discreto”. Ou seja, ninguém fica sabendo que você está usando aparelho ortodôntico, a não ser que você conte!!!